Boa noite, hoje é dia 19/04 e são
Em Taió, +
Bezerro nasce com duas cabeças em propriedade rural de RS

Bezerro duas cabeças São Borja RS (Foto: Adilson do Nascimento/Arquivo Pessoal)


Publicado em: 20/09/2014 10:53:53 - Por Administrador
PUBLICIDADE

Brasil - Um bezerro com duas cabeças nascido em uma propriedade rural de São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, chamou a atenção de veterinários e pecuaristas no último domingo (14). O animal com a anomalia chegou a sobreviver por algumas horas após o parto, mas não resistiu e morreu no mesmo dia.

O veterinário Adilson do Nascimento conta que foi chamado para fazer o parto na propriedade localidade de São Bento, na área rural do município. Ele conta que tentava realizar o procedimento normal, quando notou que algo estava errado e resolveu optar uma cesariana.


“Tentamos duas ou três vezes e não conseguimos. E daí fizemos a cesariana. Cortei o útero da vaca, tirei as mãos do terneiro e não conseguia tirar a cabeça. Quanto consegui tirar a cabeça, percebi que tinha uma coisa trancando. Pensei que fossem dois animais, mas depois vi que as duas cabeças eram do mesmo animal”, relatou o veterinário, que disse nunca ter visto nada parecido nos cinco anos de carreira.



Veterinário diz que caso é considerado raro. (Foto: Adilson do Nascimento/Arquivo Pessoal)


O bezerro morreu depois de seis horas. A vaca sobreviveu ao parto e passa bem. Na segunda-feira (15), Adilson e outro veterinário realizaram uma necropsia no bezerro morto e constaram que além de duas cabeças ele também tinha dois corações, quatro pulmões e outros órgãos duplicados. Por isso, os veterinários acreditam que a gestação era de gêmeos, mas que algo deu errado durante a divisão embrionária.

De acordo com outro veterinário,Valmir Homrich, casos como esse são raros. Principalmente pelo bezerro ter nascido vivo e sobrevivido por cerca de seis horas. Ele diz que que os fatores que podem ter contribuído para a anomalia estão o uso de pesticidas nas lavouras, uso de medicamentos, de hormônios e também a idade da avançada vaca, de 10 anos, considerada velha para reprodução.


Link de origem
G1/RS 

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web