Boa tarde, hoje é dia 17/02 e são
Em Taió, +
Doença fatal para gatos pode voltar a ser epidemia

Publicado em: 13/02/2018 17:53:27 - Por Tatiana Carolina
PUBLICIDADE

Algumas décadas atrás uma doença chamada “Praga de Gato” causada pelo parvovírus felino matou milhares de gatos no mundo inteiro.


As informações são de que ao menos metade dos infectados morreu. Só houve o controle da doença com o surgimento de uma vacina especial para essa infecção. 
A doença se instala na medula óssea do gato, e tem causas como diarreia sangrenta, vômitos, febre, letargia e até morte.


Para tratar o caso, é necessário tratamento agressivo com antibióticos e até transfusões de sangue. 
Os gatos podem pegar o vírus por meio de contato fecal, contato de gato para gato e até mesmo pelos sapatos de um ser humano.


Segundo especialistas, a melhor maneira de evitar a doença é mesmo por meio da vacina – que tem taxa de eficiência de 99%. 
O problema é que infecções pelo parvovírus foram registradas recentemente na Austrália.


Abrigos de animais em Melbourne e Sydney relataram um surto de praga de gato em animais não-vacinados. Especialistas acreditam que gatos selvagens tenham iniciado a contaminação. 


Medidas já estão sendo tomadas naquele país para evitar que a doença se espalhe, mas os pesquisadores advertem que sejam feitas as vacinas nos bichinhos de estimação para que a doença não seja novamente uma epidemia.


ClicRDC 

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web