Boa noite, hoje é dia 19/04 e são
Em Taió, +
Prefeitura abandona limpeza de escolas e creches

Publicado em: 20/10/2016 22:13:11 - Por Tatiana Carolina
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Caçador suspendeu a limpeza nas escolas e creches municipais logo após as eleições, no dia 2 de outubro. De acordo com informações da própria Secretaria de Educação, o contrato com a empresa Orbenk terminou e não será mais renovado.


Em uma das creches municipais, a do Santa Terezinha, o caos está instalado. Os locais de uso comum estão sujos de barro. As professoras ainda conseguem, vez ou outra, passar uma vassoura no chão para a limpeza, mas isso não é possível diariamente.


O motivo: a creche atende crianças de 0 a 4 anos e é necessária a presença das professoras nas salas durante todo o período.


Outro motivo seria o claro desvio de função. Isso, no entanto, já vem ocorrendo, porque as professoras têm efetuado a limpeza das suas salas na falta do serviço especializado.


Os banheiros, de uso comum, estão bastante sujos também. Quando os alunos saem para lanchar, mesas e banquinhos são limpos pelas professoras.


“Mas, pouco os alunos podem sair das salas por causa da sujeira. Já enfrentamos até uma crise de diarreia e tenho certeza que foi por causa disso”, disse uma das professoras.


A estrutura da creche também já enfrenta sérios problemas. Em uma das salas, as pias não funcionam por conta da canalização com problemas. Uma porta interna emperra e, por conta disso, já afeta a janela do outro lado.


Na escola Esperança, a situação é semelhante. “É uma tristeza. Muita sujeira por todos os lados. As professoras fazem o que podem, mas não é possível deixar os alunos de lado para sair limpando a escola. E o pior é que precisaria limpar todos os dias”, disse uma professora.


“Eles são pobres, mas merecem ser tratados com dignidade”, desabafou outra professora.


De acordo com as informações da Secretaria de Educação, as equipes de limpeza já estão sendo remanejadas e não haverá terceirização. “A Secretaria Municipal de Educação está chamando novas serventes e até segunda-feira, dia 24 estará tudo normalizado”, disse nota encaminhada pela Secretaria.


A nota não diz, entretanto, de onde serão chamadas essas novas serventes.


NH


 

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web