Bom dia, hoje é dia 16/04 e são
Em Taió, +
?Santo do pau oco?: polícia apreende cocaína em estátuas de Jesus na BR-101

Publicado em: 14/04/2023 15:45:53 - Por Luis Carlos Radar
PUBLICIDADE

Uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil de Santa Catarina e Paraná resultou na apreensão de cerca de 200 gramas de cocaína na BR-101 em Joinville, na noite desta quinta-feira (13). A droga estava escondida dentro de duas peças religiosas com o rosto representando Jesus Cristo.


Os policiais receberam a informação de que um caminhão M.Benz placas de Itajaí, que voltava de Curitiba, poderia estar transportando entorpecentes na cabine. O veículo foi abordado no km 25 da rodovia em Joinville e com a ajuda do cão Faruk, do canil da Polícia Civil, os agentes encontraram a cocaína escondida dentro das estatuetas de resina.


O motorista, um homem de 38 anos, afirmou que a substância seria para consumo próprio, porém há suspeitas de que a droga seria revendida na região de Itajaí. Ele foi encaminhado à delegacia de Polícia de Joinville, onde irá responder por tráfico de drogas.


Santo do pau oco


A expressão “santo do pau oco” tem origem no Brasil colonial, durante o século XVIII. Na época, era comum que as expedições de exploração do interior do país encontrassem peças religiosas em madeira ocas, como santos e anjos. Algumas dessas peças eram usadas para o contrabando de ouro e pedras preciosas, escondidos dentro do vazio das imagens.

Os contrabandistas retiravam o enchimento original das esculturas religiosas e as preenchiam com tesouros, para facilitar o transporte sem levantar suspeitas. Como resultado, essas imagens ocas passaram a ser conhecidas como “santos do pau oco”.

A expressão passou a ser usada como um termo pejorativo para pessoas que aparentam ser santas ou honestas, mas que na verdade escondem segundas intenções ou cometem atos ilícitos.

Fonte: Visor Notícias

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web