Boa tarde, hoje é dia 24/02 e são
Em Taió, +
28 radares serão instalados em Ituporanga

Foto: Divulgação


Publicado em: 18/02/2021 08:07:24 - Por Luis Carlos Radar
PUBLICIDADE

Os radares eletrônicos são motivo de diversas discussões. Há quem ache desnecessário e há quem reconheça os benefícios do aparelho para o trânsito.


Em Ituporanga, até o ano passado havia mais de 20 equipamentos espalhados pela cidade, mas foram retirados já que teria vencido o contrato e não havia licitação em andamento. Em janeiro de 2021, o assunto foi debatido e uma nova licitação para instalação de 28 novos radares está prevista para o dia 8 de março.


Quem passa por diversos pontos do município onde os radares estavam instalados até reduz a velocidade por hábito, mas já perceberam que eles não existem mais. O diretor do Departamento de Trânsito (Demutran), Amaury Herbst, explica que eles foram desinstalados até que a licitação seja feita para contratar uma empresa.


"Venceu o contrato no final de dezembro e na ocasião, o prefeito não quis fazer nova licitação para contratar uma nova empresa e aí no início de janeiro, conversando com o atual prefeito e as autoridades do município, optamos por fazer uma nova licitação, que vai acontecer no dia 08 de março", conta.


Ele diz ainda que a empresa ganhadora terá até 60 dias para implantar novamente os radares e que são muito importantes para melhorar o trânsito. "Conseguiremos coibir a velocidade acima do limite, porque as pessoas passam muito rápido. Estamos trabalhando para que o trânsito seja melhor e mais seguro", declara.


Segundo Amaury, o número de radares até o ano passado era de 21, sendo nove em semáforos e 12 lombadas controladoras de velocidade. "Com a nova licitação vamos ter 11 nos semáforos, controladores, parada e avanço, e 17 lombadas controladoras de velocidade", esclarece. Gabrieli Ferreira reside em Ituporanga e para ir até o trabalho costuma fazer um caminho com até mais de um radar.


Ela disse que após a retirada, o trânsito flui melhor em alguns lugares. "Em alguns lugares eu acho que não teria necessidade, mas em outros ajuda porque obriga os motoristas a reduzirem a velocidade e respeitarem o limite de velocidade e é claro que isso ajuda a evitar acidentes, principalmente em locais próximos a escolas ou creches, onde os pais atravessam a rua com crianças", opina.


Mudanças no trânsito


Uma das demandas do município é fazer com que o trânsito flua melhor. Para isso, um engenheiro de trânsito foi contratado. De acordo com o prefeito do município, Gervásio José Maciel, o plano foi entregue e algumas mudanças devem ser aplicadas em breve. "Ituporanga oferece uma situação muito delicada para o trânsito já que temos o rio e ao lado dois morros com pouca distância para ampliar a distribuição das ruas.


Nós vamos começar o plano em etapas, a primeira é eliminar o semáforo para quem vem de Petrolândia para o Centro de Ituporanga. Na rua João Steffens que dá acesso á cidade de Petrolândia tem uma bifurcação da rodovia que vem de Atalanta para ir para Petrolândia ou Florianópolis e aí nós estamos elaborando o trevo alemão", explica.


Gervásio Maciel ainda diz que o município pretende aplicar definitivamente a Área Azul, mas que no momento a contratação de fiscais depende do concurso público. "Estamos carentes de funcionários competentes para trabalhar na fiscalização.


Dependemos do concurso público para seis fiscais no município para dar atenção para a cidade, colaborar com a segurança não só do trânsito, mas também segurança pessoal e patrimonial do nosso comércio, já que a cidade está crescendo", diz.


Questionado sobre as passagens elevadas, ele diz que a implantação precisa ser feita, mas que duas licitações realizadas não tiveram empresas interessadas. "Já fizemos duas licitações, ambas desertas.


O custo de cada uma delas seria de aproximadamente R$25 mil segundo orçamentos que nós temos, assim que tiver empresa interessada em colocar essas passagens, nós faremos para diminuir a velocidade com que os motoristas passam nas ruas centrais", completa.


Jornal A Tribuna do Vale/Rafaela Correa-DAV

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web