Bom dia, hoje é dia 18/04 e são
Em Taió, +
Alto Vale inicia mobilização para prevenção ao suicídio

Publicado em: 02/05/2016 14:24:18 - Por Luis Carlos Radar
PUBLICIDADE

Um grupo de pessoas de diferentes setores da sociedade está se organizando para implantar um posto do CVV em Rio do Sul.Cerca de 40 pessoas, de setores da saúde, segurança pública, instituições religiosas, de ensino e profissionais de diferentes áreas formaram um grupo para discutir a necessidade da prevenção ao suicídio no Alto Vale.


A primeira ação foi um encontro com representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), da unidade de Blumenau, realizado na sexta-feira, 29 de abril, no Parque Universitário Norberto Frahm (PUNF), em Rio do Sul.


César Panini, coordenador de expansão do CVV em Santa Catarina e Lairester Salla, membro da comissão CVV Comunidade, explicaram o que é o CVV e o que fazem os voluntários. “O CVV é uma associação civil, sem fins políticos, religiosos ou lucrativos, que presta serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio há 54 anos”, disse Panini.


Ele esclareceu como é o atendimento, feito de forma sigilosa, por telefone, e-mail, Voip (Skype), chat, cartas, ou pessoalmente. “O plantonista é um facilitador do desabafo, um amigo temporário e anônimo, que ajuda a própria pessoa a encontrar suas respostas, sem aconselhamentos”, explicou o coordenador.


Panini listou os itens para a estrutura inicial de um posto do CVV, que deve funcionar todos os dias da semana, incluindo feriados. “Postos novos podem começar com atendimento de quatro horas por dia e no mínimo sete plantonistas voluntários”, acrescentou.


DE CADA 10 SUICÍDIOS, NOVE PODEM SER EVITADOS

(Fonte: Organização Mundial da Saúde – OMS)


Cada posto é mantido por uma ONG, que além dos plantonistas também precisa de voluntários para questões administrativas e para a divulgação do serviço. A implantação de uma unidade em Rio do Sul, que atenderá também o Alto Vale, depende agora da realização de um treinamento dos voluntários, cuja duração é de 36 horas, divididas em três meses.


“Qualquer pessoa acima de 18 anos pode fazer a capacitação, que é gratuita, sem necessariamente atuar como plantonista. O conteúdo traz ferramentas de autoconhecimento, que podem ser usadas na vida diária”, explicou Panini.


O coordenador salientou que, geralmente, o atendimento efetivo de um posto começa depois de um ano e meio, após a reunião de esclarecimento, do curso e dos encaminhamentos burocráticos. Mas a intenção do grupo é acelerar esse processo devido ao número de casos de suicídio na região.


Interessados em participar da capacitação podem entrar em contato pelo email andre.borguezan@gmail.com, ou pelo telefone (47) 8830-1325, com André Borguezan. Assim que os detalhes para a realização do curso forem acertados, o CVV irá divulgar data, local e horário.


DAV 

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web