Boa tarde, hoje é dia 18/04 e são
Em Taió, +
Câmara de Ituporanga institui Programa Vereador Mirim

vereador e presidente da casa Leandro Heinzen (PT). (Foto, Divulgação)


Publicado em: 14/08/2014 11:53:18 - Por Administrador
PUBLICIDADE

Ituporanga / Educação - Aproximar os jovens do Poder Legislativo. Esse é o principal objetivo do Projeto que institui o Programa “Vereador Mirim” em Ituporanga. A ideia é do vereador e presidente da casa Leandro Heinzen (PT).

“Queremos promover a interação entre a Câmara Municipal de Ituporanga e a escola, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira”, explicou o presidente.

O programa será implantado mediante a adesão das escolas e abrangerá os alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental. As disciplinas e a forma de aplicação serão diferenciadas, obedecendo a características da faixa etária correspondente aos respectivos níveis e obedecendo um projeto pedagógico.

Por meio do Projeto “Vereador Mirim”, os alunos terão acesso à história da Câmara Municipal de Ituporanga, perfil dos vereadores, tramitação dos projetos e proposições e ao funcionamento da Câmara. “Os alunos terão a oportunidade de acompanhar de perto o nosso trabalho como vereador. E isso será feito por meio das visitas que eles farão, as sessões que eles deverão participar”, destaca Heinzen.

O processo de escolha dos vereadores mirins deve ser semelhante aos dos vereadores que representam o Legislativo ituporanguense. E assim que definidos haverá a realização de uma Sessão Especial com os vereadores-mirins, para diplomação dos eleitos e entrega de certificados de participação aos demais.

O vereador-mirim exercerá mandato de um ano, período durante o qual fará jus a ajuda de custo, representada pelo fornecimento de material escolar no início do ano letivo, vale transporte e lanche quando do comparecimento às sessões da Câmara Municipal.

“A formação dos alunos envolvidos no referido projeto, trará uma transformação no cenário político futuro no Município de Ituporanga. Percebe-se nos municípios onde o programa foi instituído, que a discussão e o contato com matérias inerentes aos trabalhos na Câmara de Vereadores, chegam às casas através dos alunos, fomentando a atividade legislativa possibilitando ao cidadão uma visão mais crítica destas respectivas atividades”, finalizou o Presidente Leandro Heinzen (PT).



Informações
Ascom 

Compartilhe o link:
deveriam receber um salario minimo
maria isabel de ituporanga
Vai sem muito bom pros alunos. Eu vou participar do Programa Vereador Mirim ate logo.
ketellyn isabela de souza de ituporanga
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web