Bom dia, hoje é dia 20/04 e são
Em Taió, +
Chuva forte volta a causar transtornos em Rio do Sul

Publicado em: 02/10/2014 08:58:08 - Por Administrador
PUBLICIDADE

Rio do Sul - A chuva que caiu na região do Alto Vale do Itajaí na madrugada de quarta-feira (1° de outubro) superou a previsão de todos os institutos de meteorologia de Santa Catarina. O acumulado foi de 250 mm na região, considerando que em Ituporanga, após a montante da barragem, choveu cerca de 82 mm e em Rio do Sul, 65 mm.

Às 23h30m de terça-feira (30), os técnicos da Defesa Civil de Rio do Sul em conversa com o órgão estadual decidiram ampliar a cota de segurança para 8 metros. Servidores da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e da Assistência Social e Habitação da prefeitura trabalharam durante toda a noite no atendimento aos desabrigados.

Porém o volume de chuva na região elevou o nível do rio acima do previsto, marcando por volta das 7h o nível de 7,84 metros e a margem de segurança foi ampliada para 9 metros. “Sempre trabalhamos com previsões de diversos institutos de meteorologia do Brasil e nesta madrugada choveu o dobro do que estava previsto por todos os institutos, em muitas regiões”, destacou Teodoro da Silva, diretor da Defesa Civil de Rio do Sul.

No levantamento realizado pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, 17 famílias, cerca 50 pessoas estão em abrigos disponibilizados pelo município nos bairros Bela Aliança e Progresso. Os bairros mais atingidos por alagamentos pontuais são: Barra do Trombudo, Canta Galo, Canoas, Taboão, Bela Aliança, Pamplona e Santa Rita.

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos atuou durante toda a madrugada no auxílio aos moradores atingidos. O secretário, Francisco Goetten de Lima, afirma que parte dos servidores passaram a noite trabalhando e continuam de prontidão. “Solicitamos que parte desse pessoal descanse para que fiquem de prontidão a noite. Outras frentes trabalham na desobstrução de algumas vias atingidas por deslizamentos”, destacou.

Na medição realizada às 12h o nível do rio Itajaí-Açu era de 8,16 metros, subindo 2 cm em comparação com a medição das 11h. A barragem Sul, em Ituporanga, opera com as cinco comportas fechadas, o mesmo ocorre com as sete comportas da barragem Oeste, em Ituporanga. A previsão é que o tempo permaneça com algumas nuvens, podendo ocorrer algumas pancadas de chuva isoladas.

Alterações na coleta de lixo nas áreas mais baixas

A dificuldade de acesso em algumas ruas que já estão alagadas fizeram com que a companhia que faz o recolhimento do lixo domiciliar de Rio do Sul se antecipasse em algumas regiões. A Serrana Engenharia iniciou o recolhimento do lixo na manhã desta quarta-feira (1°) em bairros mais baixos, como Barra do Trombudo, Barragem, Budag, Bela Aliança, Bremer, Taboão, Santa Rita e Pamplona. Na tarde de hoje, o trabalho continua pelo Canoas e Canta Galo.

Os bairros mais altos, como Eugênio Schneider, Laranjeiras, Boa Vista, Sumaré e parte do Budag terão o recolhimento normal. O Jardim América e o centro também estão com o atendimento normal.


Informações
Rafael Beling / Departamento de Comunicação

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web