Bom dia, hoje é dia 16/04 e são
Em Taió, +
Ibirama: Mais de 700 pessoas prestigiam o Encontro Municipal do idoso

Fotos, Equipe da Assistência Social / Divulgação


Publicado em: 29/09/2014 12:56:43 - Por Administrador
PUBLICIDADE

Ibirama - A tarde de sábado, 27 de setembro, foi especial para mais de 700 idosos do município de Ibirama, pois a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Assistência Social e Habitação realizaram o Encontro Municipal em Comemoração ao Dia do Idoso 2014. O acontecimento, que teve a intenção de comemorar o Dia do Idoso (1º de outubro), foi realizado no Centro de Eventos Manoel Marchetti.



“O encontro foi um sucesso e muitas pessoas contribuíram para que ele acontecesse, por isso agradeço aos apoiadores Caixa Econômica Federal, Café Ouro, Gráfica Hamônia, Supermercado Nardelão e Silvana Mara Cristóvão da Silva; aos nossos servidores, que se dedicaram e não mediram esforços para organizar a comemoração desta data tão especial; e, carinhosamente, agradeço a presença de todos os idosos, que contagiaram o evento com alegria e energia positiva”, diz Filipe Ponchielli dos Reis, Secretário de Assistência Social e Habitação.



A programação da tarde contou com abertura oficial e fala das autoridades, apresentação do Grupo de Dança Sênior Reviver, apresentação de uma peça teatral com temas relacionados à qualidade de vida dos idosos – escrita e dirigida pela Professora Silvana Mara Cristóvão da Silva, conversa aberta com professor Rogério Benche, premiação para os idosos com maior idade, café e tarde dançante com a Família Voguel. A realeza dos idosos também marcou presença.



O Encontro Municipal em Comemoração ao Dia do Idoso já é tradição em Ibirama. Em 2013, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, entendeu que a data deveria ser comemorada e não apenas decidiu manter o evento, como propôs potencializá-lo, visto que o plano de Governo sempre pautou a importância de ações para esse público. Em 2014, o Encontro pelo Dia do Idoso, além de abrir para os 27 grupos organizados, ampliou o convite para todos os idosos do município.

Saiba mais

No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. Assim, a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.


Dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto de Geografia e Estatística – IBGE, revelaram um aumento da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.

Em Ibirama, conforme dados do IBGE/2010, há 2.090 idosos. Nesse universo, existem 27 grupos de Idosos, que somam aproximadamente 750 indivíduos, que se reúnem semanalmente ou mensalmente para desenvolverem atividades socioculturais como bingo, danças, orações, conversas, café, viagens, entre outras atividades.

Atividades com os idosos

A Prefeitura Municipal de Ibirama, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, desenvolve diariamente atividades para esse público. Em 2014, foi reformulado o serviço de Atividade Física Orientada, passando a integrar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS.


O referido serviço atende a tipificação dos Serviços socioassistenciais, além de desenvolver atividades físicas como a inicialização de pilates. São atendidos mensalmente neste serviço aproximadamente 200 pessoas. Além do SCFV, a Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve, também por meio do CRAS, ensaios semanais de dança e também, os Jogos Municipais dos Idosos, que este ano está na quinta edição e tem como meta reunir em etapas, mais de 400 idosos para desenvolverem atividades físicas, artísticas e sócio-culturais.

A Administração Municipal também oferece uma viagem anual para os 27 grupos de Idosos, além de disponibilizar uma servidora para acompanhar esses grupos nas suas atividades diárias, semanais, quinzenais ou mensais, com auxílios nos encontros, festejos e viagens.

Observa-se a atenção que o Governo Municipal de Ibirama disponibiliza para os idosos, dando prioridade no atendimento público e certamente incentivando a todos os servidores em abrigar um carinho especial por cada Idoso que passa pelos setores, estimulando um bom atendimento, o respeito e a valorização.

Informações
Sheyla Germano / Jornalista - SC 3170 JP

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web