Bom dia, hoje é dia 16/04 e são
Em Taió, +
Vereadores denunciam abandono de britador em Taió

Fotos: Imprensa


Publicado em: 02/04/2015 18:36:57 - Por Luis Carlos Radar
PUBLICIDADE

Taió-Na manhã desta quarta-feira, 01/04 um grupo de vereadores de Taió esteve na pedreira Lico Farias na localidade de Braço Skoz.


Os parlamentares foram averiguar a denúncia de que parte do Conjunto Móvel de Britagem comprado pela Prefeitura do Município de Taió continua abandonada. Os vereadores comprovaram também que os braços das esteiras e a peneira do Britador nunca foram usados.


Essa situação também foi incluída no Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), do Britador, que será votada na próxima sessão. A comitiva foi composta pelos vereadores: Joel Macoppi (PP), Arno Xavier (SD), Valmor Zanghelini (PSD), Iara Bonin (SD) e Marlete Sandri (PSD) .


O Britador comprado pela prefeitura em junho de 2013 foi instalando na pedreira de Lico Farias, no Braço Skoz. Apesar de não usar o equipamento e nem retirar as pedras, o município mantém um contrato de aluguel com o proprietário do terreno até dezembro de 2015.


“Essa parte do equipamento foi avaliada em duzentos mil reais, na época questionamos o prefeito Hugo sobre a necessidade de comprar esse maquinário, já que o município possuía um britado.


Mas ele justificou que esse equipamento separaria as pedras, em rachão, pedrisco e brita e era importante, mas nunca foi usado. Isso é um desrespeito ao dinheiro público e uma afronta à população que cobra honestidade dos políticos”, disse o presidente da Câmara Joel Macoppi.
 

Os parlamentares concluíram que foi desnecessário adquirir um equipamento desse tipo. “Nós estivemos no dia que o britador chegou, mas essa parte foi entregue depois que nós averiguamos que faltavam essas peças que estão abandonadas.


Esse abandono prova que não tinha necessidade de adquirir”. Disse a vereadora Iara Bonin. Para ela, se não houvesse fiscalização dos vereadores essa parte do equipamento nunca seria instalada. “Esse foi um dos motivos para se instalar a CPI”, disse.


Para o vereador Arno Xavier o antigo britador dava conta da demanda e município gastou dinheiro público sem necessidade. “O cabo de aço usado pelo guincho que transportou e instalou o equipamento está no mesmo lugar, isso prova que nunca foi usado”, disse Xavier.
 

Para o vereador Valmor Zanghelini, nada justifica esse descaso. “O munício comprou o britador alegando que não faltariam pedras, mas também continuou comprando pedra britada de empresas particulares”, argumentou. Ao ver o equipamento no tempo, e com matagal em volta a vereadora Marlete Sandri lamentou.


“É dinheiro público que está em jogo, não podemos compactuar com isso”. No final de 2013, o Britador foi transferido para a pedreira na localidade de Ribeirão Encano, sem as esteiras e peneiras de separação de britagem, que ficaram em Braço Skoz.


Agora, o Britador está instalado em uma pedreira pertencente a empresa HCR, na Localidade de Brilhante.


Imprensa Câmara Taió
 

Compartilhe o link:
Espero que os vereadores venham também fiscalizar as obras que estão sendo executadas no município, antes que elas sejam entregues, pois enquanto estão com a mão na massa é mais fácil de corrigir os erros(caso das ruas que estão recebendo calçamento no Bairro do Seminário) ; e não esperar a obra estar quase pronta para daí virem a fazer os questionamentos e apontar as falhas,(Caso na Creche Modelo no Bairro do Seminário). Pois o papel do vereador é fiscalizar, então vamos fazer isto no decorrer das obras e não só quando a obra está próxima de ser finalizada.
Seminário de Taió
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web