Boa tarde, hoje é dia 19/11 e são
Em Taió, +
Aos 85 anos, idosa de Massaranduba vira exemplo de superação na luta contra o câncer

Publicado em: 08/11/2018 07:41:46 - Por Tatiana Carolina
PUBLICIDADE

Os cabelos brancos até podem justificar a idade, mas o coração é fortíssimo e a alma jovem como uma criança. Quem vê o sorriso largo de Brígida Ronchi Dalle-Court não imagina os perrengues que ela passou ao longo da vida. Um deles, talvez o maior, foi a luta contra o câncer de mama.


Dona Brígida - como é conhecida pelos mais chegados - foi diagnosticada há 35 anos, e conta que na época, a medicina ainda não era tão avançada como hoje, o que tornou a luta ainda mais árdua.


Natural de Massaranduba, Brígida nasceu no dia 1º de fevereiro de 1933. Sempre viveu no interior, em um sítio na região do Segundo Braço do Norte. Ela se casou aos 30 anos e teve oito filhos: Rita, Ruth, Renê, Roseli, Rosália, Roberto, Regina e Rivair.


Aos 50 anos de idade veio a inesperada notícia: o diagnóstico do câncer de mama. Na época, os filhos eram menores de idade pequenos e ficaram sem entender e saber ao certo o que estava acontecendo com a mãe, pois pouco se ouvia falar em câncer.


Luta longe da família


Brígida sempre se considerou uma mulher de muita fé e foi nisso que se agarrou no momento em que foi buscar tratamento, afinal quase não tinha condições financeiras para bancar as medicações. Conseguiu tratamento em Blumenau e lutou, em diversos momentos longe da família, passando muito mal nas quimioterapias.


Fez cirurgia para retirar uma das mamas e, com o passar do tempo, desenvolveu diabetes. Porém, nunca deixou de seguir com o tratamento seguindo as orientações médicas e amparada pela sua fé.


"Os meus filhos, algumas vezes, ouviram que eu não teria muito tempo de vida. Mas isso quem decida é Deus, é Ele quem dá a última palavra", acrescenta Brígida.


Hoje, aos 85 anos, com oito filhos, 13 netos e três bisnetos, ela está recuperada. E segue ativa no incentivo à prevenção, servindo de exemplo para outras mulheres. Há pouco tempo, ela doou o cabelo para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul.


Projeto A Semente


A história da dona Brígida foi contada pelo projeto A Semente, este ano, com o objetivo de inspirar e incentivar pessoas que estão em tratamento contra o câncer. Idealizado pela jaraguaense Denise Schiochete e Souza, o projeto nasceu em Jaraguá do Sul, justamente para dar suporte a essas pessoas em tratamento, com entrega de lenços e mensagens de solidariedade e esperança.


Denise iniciou o projeto após ser diagnosticada com câncer de mama. E usou o lenço como como forma de promover a autoestima. De forma voluntária e com auxílio de empresas, que fazem doações, o projeto já presenteou mais de mil mulheres de vária cidades brasileiras e até do exterior.


Como ajudar


Você pode ajudar o projeto A Semente doando:
Lenço para utilizar na cabeça;
Tecido para a confecção dos lenços e embalagens;
Papel para a impressão dos cartões e folder de divulgação;
Mão de obra para a confecção dos lenços;
Impressão de cartões e folder
Contribua com qualquer quantia para pagar as despesas de envio e compra dos materiais.
Contato: (47) 9 9104-6510 | projetoasemente@gmail.com


Ocp Online

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web