Bom dia, hoje é dia 20/04 e são
Em Taió, +
Esclarecimentos a respeito dos casos de covid-19 em Taió

Publicado em: 02/07/2020 11:19:32 - Por Tatiana Carolina
PUBLICIDADE

Esclarecimentos a respeito dos casos de covid-19 e seus exames de confirmação, bem como o atendimento médico e os protocolos de afastamento laboral por atestado médico concedido a estes pacientes suspeitos e que aguardam exames de confirmação do coronavírus.


O ministério da saúde preconiza que os pacientes atendidos nos ambulatórios ou no pronto atendimento de Taió, em que o médico detecte sintomas de covid-19, sejam encaminhados aos órgãos de vigilância epidemiológica do município e lá sejam submetidos ao teste pelo método swab com coleta de secreção da orofaringe e nariz. Esse método detecta a presença de PCR, uma proteína reagente, encontrada nessas secreções de 3 a 4 dias após início de sintomas.


Como os pacientes são encaminhados após apresentarem sintomas, subentende-se que estes pacientes já estão em contato com o vírus a pelo menos 3 dias. Mesmo assim, a vigilância epidemiológica exige que o paciente tenha 5 dias de manifestação sintomática para realizar este exame. Então o exame é enviado ao laboratório central do estado, o LACEN, e tem retornado os resultados em aproximadamente 8 a 10 dias. Esse resultado corrobora se o paciente é ou não portador do coronavírus.


Enquanto o paciente aguarda fica em isolamento vigiado e recebe um atestado médico de afastamento laboral. O ministério da saúde preconiza que sejam 14 dias. Porém aqui adotamos afastamento inicial de 7 dias, e se o exame do LACEN resultar negativo antes desse período o paciente poderá retornar ao trabalho.


Se o exame retornar do LACEN após o período de 7 dias, novo atestado é dado ao paciente somando-se 14 dias de atestado médico. Se for positivo mantém-se o isolamento integral de 14 dias.


Este é o protocolo de conduta e procedimento validado pelo Ministério da saúde que deve ser acatado e obedecido pelos cidadãos do município de Taió frente situação de pandemia que nos encontramos.


Quanto ao exame sorológico feito no sangue vale ressaltar que o mesmo requer contato da pessoa com o vírus de 7 a 10 dias no mínimo e, para ser válido como negativo, deve ser repetido em 10 dias com novo negativo para a virose, já os casos positivos sim validam imediatamente a presença do Covid-19.


Agradeço pela compreensão.
Dr. Michel Moreira
Responsável Técnico da Secretaria da Saúde de Taió


Prefeitura de Taió


Segue link para o vídeo:
https://www.facebook.com/municipiodetaio/videos/273960967246655/

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web