Bom dia, hoje é dia 06/06 e são
Em Taió, +
Família de Salete se recupera após contrair Coronavírus

Publicado em: 18/05/2020 14:22:11 - Por Emeli
PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde de Salete, Vigilância Epidemiológica e Sanitária e o Comitê de Gerenciamento de Crise estão divulgando constantemente o número de casos suspeitos, confirmados e descartados de Coronavírus na cidade. O último boletim indicava que as seis pessoas que contraíram a Covid-19 no município já estão recuperadas.


O caso que mais chamou atenção na cidade foi de uma família. José Joacir Phelipe, sua esposa Devanir Bertotti e a filha do casal, Ana Luiza Bertotti Phelipe, foram diagnosticados com Coronavírus. José Joacir, proprietário do Bar do Zé, concedeu uma entrevista exclusiva à equipe de reportagens do JATV.


Zé divulgou com muita alegria que desde segunda-feira (11), voltou a abrir seu bar, pois além de não ter mais os sintomas, cumpriu os dezesseis dias de isolamento imposto. O comerciante afirmou que por ter comorbidades, foi o mais afetado na família. As mulheres tiveram alguns sintomas, mas bem mais fracos.


Sua preocupação iniciou ainda em abril quando teve dor no olho. José comprou colírio, pois o olho estava vermelho e começou a inchar. Ainda imaginando que fosse alguma infecção passageira, na semana seguinte "Zé" teve uma madrugada difícil de esquecer. "Muito suor. Molhou a cama toda. Levantei-me de manhã com tosse seca e com a garganta inflamada", afirmou.


Naquela mesma manhã, Joacir procurou um médico da cidade que já lhe deixou em quarentena. Como o exame disponibilizado pela Secretaria da Saúde demoraria cinco dias para ter o resultado, ele pagou um exame particular. Infelizmente, o que José mais temia aconteceu: o resultado do exame deu positivo para Covid-19.


Nos dias seguintes, a tosse seca prosseguiu, aliada a perda da voz e moleza no corpo. "Quando eu andava, tinha que cuidar senão 'o joelho dobrava'", lembra Joacir. Após a divulgação do exame de sangue, foram 16 dias em casa. Em nenhum momento José saiu de sua residência. Durante quatro desses dias, ficou em um quarto separado totalmente isolado de sua esposa e sua filha, que também contraíram a Covid-19. Os medicamentos eram entregues pela equipe da Saúde do município e os alimentos eram levados por familiares.


Ele confessa que ficou desesperado com o diagnóstico, tanto que durante um período, ficou depressivo. Quando falava, tinha vontade de chorar. José afirmou que é fumante, diabético e hipertenso. Por isso, acredita que o risco dele foi maior, do que da sua esposa e filha, pois as duas tiveram apenas sintomas leves.


José contou que seu tratamento foi a base de antibiótico. "A cloroquina me ajudou muito. Eu estou bem", comemora o saletense. Uma curiosidade é que ele não teve gripe. Portanto, esse não é sintoma obrigatório para quem tem Coronavírus. Joacir relata apenas que lembra de ter "fechado a garganta" e dificuldade para falar. Um áudio que circulou nas redes sociais, feito por José, mostrava nitidamente sua dificuldade em falar. Nele, o comerciante confirmava ter contraído Coronavírus.


Nesta semana, o Bar do Zé voltou a abrir as portas e está pronto para receber todos os seus clientes. Sua recomendação a quem diagnosticar positivo para Covid-19, como ele, é manter a calma. Apesar de saber que a situação é difícil, principalmente no momento que recebe a notícia, José pede para que todos cumpram as medidas restritivas, tomem os medicamentos e fiquem calmos. Certamente, o aniversário de 55 anos que Zé completou no dia 05 de maio deste ano, será inesquecível.


A Tribuna do Vale

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web